fbpx

COVID-19: Lojas de Comércio a Retalho

A Covid-19 veio trazer uma série de novos cuidados aos responsáveis das lojas de comércio a retalho alimentar.

Embora alguns consumidores percebam que existe o risco de contaminação da COVID-19 através de alimentos, atualmente não há evidências científicas sugerindo que os alimentos estejam associados à transmissão do vírus.

É importante manter boas práticas de higiene nas diferentes secções, como secção de frutas e legumes, lacticínios, padaria, talho, etc.. Os consumidores devem sempre ser aconselhados a lavar frutas e legumes com água potável antes do consumo. Tanto os clientes quanto a equipa devem cumprir estritamente as boas práticas de higiene pessoal.

De forma a executar os procedimentos de higiene e desinfeção das diferentes secções, os responsáveis das lojas de comércio a retalho alimentar devem:

Manter procedimentos de lavagem e desinfeção frequente de todas as superfícies e utensílios de contato com alimentos;

Exigir que os funcionários lavem frequentemente as mãos e, se estiverem a usar luvas, estas devem ser trocadas antes e depois da preparação dos alimentos;

Exigir que os funcionários limpem e higienizem frequentemente os balcões, utensílios e recipientes;

Disponibilizar desinfetante para as mãos para os consumidores que entram e saiam das instalações;

Ponderar não exibir ou vender produtos de panificação não embalados em balcões de auto-atendimento.

Os produtos de panificação colocados em balcões abertos de auto-atendimento devem ser colocados em embalagens de plástico / celofane ou papel.

Os produtos de panificação de venda avulso devem ser colocados em vitrines fechadas e manipulados apenas pelos funcionários do estabelecimento.

Segundo a OMS e FAO, é altamente improvável que as pessoas possam contrair COVID-19 a partir dos alimentos ou embalagens de alimentos. No entanto, é importante falarmos de Segurança Alimentar.

Leia também o nosso artigo Covid-19: Retalho alimentar.

Open chat
1
Olá! Precisa de ajuda