Publicado por: RPL
Data publicação: 13 de Julho, 2020
Categoria: Notícias
Segundo a organização mundial Water Footprint Network, são utilizados cerca de 10 litros de água para produzir apenas uma folha A4, sendo que são necessários 540 litros para fabricar um quilo. Cada uma das folhas de papel representa 0,013% do tronco de uma árvore de eucalipto, significando que este consegue gerar cerca de 7500.
O cálculo do consumo de papel de um estabelecimento com produção alimentar na categoria de Alojamento, Restauração e Similares, foi feito, supondo que possui apenas a quantidade mínima de equipamentos com os registos obrigatórios, sendo estes os seguintes:
Além da quantidade de água e da extensa aplicação dos recursos naturais, para a produção de papel é também necessária a utilização de produtos químicos e energia. Assim, existe cada vez mais uma grande necessidade de adoção de meios alternativos, de forma a minimizar estes impactos.
O Governo Português tem vindo a discutir medidas para reduzir o consumo de papel e demais consumíveis de impressão, criando inclusivamente, em 2017, o Projeto-Piloto “Papel Zero”, direcionado à Administração Pública. O objetivo seria promover uma alteração cultural e de práticas, incentivando a otimização de processos e a modernização de procedimentos. Entre outras, uma das medidas passa pela adoção de sistemas de gestão documental eletrónica, eliminando o recurso a folhas de papel para efetuar e armazenar todo o tipo de registos.
Por resultar de um pesado processo industrial, a produção de papel cria um grande impacto no meio ambiente, sendo cada vez mais urgente a adaptação das empresas.
Veja também o nosso artigo COVID-19: Funcionários das cantinas.
8 de Novembro, 2024
30 de Novembro, 2022