fbpx

Quanto papel é utilizado nos registos de segurança alimentar?

Em Portugal, são utilizadas mais de 66 milhões de folhas por ano para efetuar os registos de Segurança Alimentar

Cada estabelecimento com produção alimentar recorre anualmente, no mínimo, a 588 folhas de papel.

Segundo a organização mundial Water Footprint Network, são utilizados cerca de 10 litros de água para produzir apenas uma folha A4, sendo que são necessários 540 litros para fabricar um quilo. Cada uma das folhas de papel representa 0,013% do tronco de uma árvore de eucalipto, significando que este consegue gerar cerca de 7500.

O cálculo do consumo de papel de um estabelecimento com produção alimentar na categoria de Alojamento, Restauração e Similares, foi feito, supondo que possui apenas a quantidade mínima de equipamentos com os registos obrigatórios, sendo estes os seguintes:

g

Registo do controlo de temperaturas

l

Registo de limpeza

Registo de receção de mercadorias

q

Registo de Desinfeção Covid-19

Passe o cursor pelo mapa para perceber que quantidade de papel é utilizada nos estabelecimentos alimentares a nível distrital.

Ainda são muitas as empresas que não se conseguem libertar da metodologia tradicional.

Além da quantidade de água e da extensa aplicação dos recursos naturais, para a produção de papel é também necessária a utilização de produtos químicos e energia. Assim, existe cada vez mais uma grande necessidade de adoção de meios alternativos, de forma a minimizar estes impactos.

O Governo Português tem vindo a discutir medidas para reduzir o consumo de papel e demais consumíveis de impressão, criando inclusivamente, em 2017, o Projeto-Piloto “Papel Zero”,  direcionado à Administração Pública. O objetivo seria promover uma alteração cultural e de práticas, incentivando a otimização de processos e a modernização de procedimentos. Entre outras, uma das medidas passa pela adoção de sistemas de gestão documental eletrónica, eliminando o recurso a folhas de papel para efetuar e armazenar todo o tipo de registos.

os números a nível nacional, num ano

Folhas de papel utilizadas

Litros de água utilizados

Árvores utilizadas por ano

Por resultar de um pesado processo industrial, a produção de papel cria um grande impacto no meio ambiente, sendo cada vez mais urgente a adaptação das empresas.

outros artigos

Covid-19: Funcionários das cantinas

Covid-19: Funcionários das cantinas

COVID-19: Funcionários das cantinasO funcionamento das cantinas torna-se, por vezes, fundamental e essencial. Os altos padrões das medidas de saúde pública para lavagem das mãos e etiqueta respiratória devem ser mantidos nas cantinas. Os padrões operacionais das...

Covid-19: Transporte e entrega de produtos alimentares

Covid-19: Transporte e entrega de produtos alimentares

COVID-19: Transporte e entrega de produtos alimentares O foco principal de quaisquer medidas adicionais de higiene e desinfeção implementadas pelas empresas alimentares é manter o vírus da COVID-19 afastado dos seus negócios. O vírus só poderá introduzir-se na empresa...

Open chat
1
Olá! Precisa de ajuda