fbpx

Dia de São Martinho

 

Celebrado no dia 11 de novembro, o dia de São Martinho conta a história de um soldado romano que, num dia de tempestade regressava à sua terra natal, quando encontrou um mendigo que lhe pediu uma esmola. Como não tinha mais nada consigo, cortou a sua capa, dando metade ao mendigo.

Segundo a lenda, neste momento, o sol começou a brilhar, dando-se o milagre do “verão de São Martinho”.

Hoje em dia, continua a ser relembrado por toda a Europa, no dia em que foi sepultado.

À semelhança de Portugal, em França e Itália, o dia também é assinalado com castanhas assadas. Em Espanha os festejos são feitos com um porco, enquanto que na Alemanha, há procissões e acendem-se fogueiras para comemorar o Dia de São Martinho.

Importância do controlo alimentar

O Plano Nacional de Saúde identifica a área da Segurança Alimentar como imprescindível para a promoção da Saúde Pública. Numa indústria que dificilmente perderá o seu impacto, o constante controlo e preservação da qualidade e segurança dos produtos são essenciais para a confiança do consumidor, que está cada vez mais exigente. Esta garantia apenas é conseguida através de um conjunto de normas e cuidados, aplicados desde a produção até à comercialização dos géneros alimentícios.

O HACCP, obrigatório para todos os estabelecimentos que produzam ou comercializem géneros alimentícios, apenas funciona após a implementação de um Programa de Pré-Requisitos, constituído por um conjunto de procedimentos e instruções de trabalho que permitirão o desenvolvimento de um sistema de Autocontrolo eficaz.

Este acompanhamento permanente acaba por ser o calcanhar de Aquiles de muitos esabelecimentos, que, devido à exigência do sistema, acabam por se desleixar, tanto nos registos como na parte formativa. A solução para este problema passa por um software que otimiza a implementação do Sistema HACCP. O epack Hygiene possui todas as funcionalidades necessárias para gerir de forma simples o Plano de Segurança Alimentar (PSA) de cada área de negócio.

Esta solução digital é completamente adaptada às necessidades de cada entidade, sendo totalmente personalizada à atividade onde atua, desde a identificação dos funcionários, dos equipamentos, e até dos produtos produzidos ou comercializados.

O epack Hygiene proporciona um acompanhamento global de todas as fases.

Descubra tudo sobre HACCP digital e sem papel no nosso site.

Open chat
1
Olá! Precisa de ajuda