fbpx

Impedir a disseminação da COVID-19 no ambiente de trabalho

Os colaboradores devem cumprir as recomendações descritas no Plano de Contingência Interno da sua organização, de forma a evitar a propagação da COVID-19.

Deve garantir-se que os colaboradores infetados são excluídos das instalações.

Isto é fundamental pois se um trabalhador infetado manipular alimentos de forma inadvertida poderá aumentar significativamente o risco de transmissão do virus a alimentos e superfícies.

A necessidade de todos os colaboradores integrantes das equipas pertencentes à indústria alimentar, independentemente do seu aparente estado de saúde, praticarem os cuidados de higiene pessoal e usar adequadamente os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) é fundamental porque:

 

   1 – Nalguns casos, os indivíduos infetados podem ser assintomáticos, pré-sintomáticos ou podem não apresentar sinais/sintomas de doença – ou podem inclusivamente apresentar sintomas leves que são facilmente ignorados.

   2 – Alguns indivíduos infetados que ainda não apresentam sintomas demonstraram ser contagiosos e capazes de disseminar o vírus.

 

As práticas de segurança alimentar nas instalações devem continuar a ser cumpridas com os mais altos padrões de higiene.

As boas práticas de higiene para impedir a disseminação da Covid-19 incluem:

Higiene adequada das mãos (lavagem com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos);

Uso frequente de desinfetantes para as mãos à base de álcool;

Boa higiene respiratória (cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar – caso limpe o nariz elimine imediatamente o lenço de papel e lave as mãos);

Limpeza / desinfeção frequente das superfícies de trabalho e pontos frequentes de contato, como maçanetas das portas;

Evitar contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.

Segundo a OMS e FAO, é altamente improvável que as pessoas possam contrair COVID-19 a partir dos alimentos ou embalagens de alimentos. No entanto, é importante falarmos de Segurança Alimentar.

Leia também o nosso artigo Manipuladores de alimentos: consciencialização dos sintomas da COVID-19.

Open chat
1
Olá! Precisa de ajuda