Publicado por: RPL
Data publicação: 4 de Maio, 2020
Categoria: Notícias
Os colaboradores devem cumprir as recomendações descritas no Plano de Contingência Interno da sua organização, de forma a evitar a propagação da COVID-19.
Isto é fundamental pois se um trabalhador infetado manipular alimentos de forma inadvertida poderá aumentar significativamente o risco de transmissão do virus a alimentos e superfícies.
A necessidade de todos os colaboradores integrantes das equipas pertencentes à indústria alimentar, independentemente do seu aparente estado de saúde, praticarem os cuidados de higiene pessoal e usar adequadamente os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) é fundamental porque:
1 – Nalguns casos, os indivíduos infetados podem ser assintomáticos, pré-sintomáticos ou podem não apresentar sinais/sintomas de doença – ou podem inclusivamente apresentar sintomas leves que são facilmente ignorados.
2 – Alguns indivíduos infetados que ainda não apresentam sintomas demonstraram ser contagiosos e capazes de disseminar o vírus.
Pesquisas recentes avaliaram a sobrevivência do vírus COVID-19 em diferentes superfícies e relataram que o vírus pode permanecer viável por até 72 horas em plástico e aço inoxidável, até quatro horas em cobre e até 24 horas em papelão. A pesquisa foi realizada em condições de laboratório (humidade e temperatura controladas) e deve ser interpretada com cautela no ambiente da vida real.
As boas práticas de higiene para impedir a disseminação da Covid-19 incluem:
Higiene adequada das mãos (lavagem com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos);
Uso frequente de desinfetantes para as mãos à base de álcool;
Boa higiene respiratória (cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar – caso limpe o nariz elimine imediatamente o lenço de papel e lave as mãos);
Limpeza / desinfeção frequente das superfícies de trabalho e pontos frequentes de contato, como maçanetas das portas;
Evitar contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.
Segundo a OMS e FAO, é altamente improvável que as pessoas possam contrair COVID-19 a partir dos alimentos ou embalagens de alimentos. No entanto, é importante falarmos de Segurança Alimentar.
Leia também o nosso artigo Manipuladores de alimentos: consciencialização dos sintomas da COVID-19.
8 de Novembro, 2024
30 de Novembro, 2022