
O plano de desinfeção é variável consoante cada estabelecimento e diz respeito à operação de destruição dos microrganismos não visíveis a olho nu.
O plano de desinfeção deverá ser aplicável ao pessoal, instalações, equipamentos e utensílios. Este deve conter informações relevantes como: o que é necessário limpar/ desinfetar (exemplo: pavimento, forno, bancadas, etc.), quem está encarregue pela tarefa, quando o deverá fazer (manhã, tarde noite), como (procedimento e produtos a utilizar) e onde registar.
A desinfeção deverá ser efetuada, no mínimo, com uma frequência diária e sempre que se mostrar necessário.
De acordo com a DGS, devido à utilização de produtos químicos, a desinfeção deverá sempre ser efetuada com os devidos equipamentos de proteção individual (EPI), sendo estes:
– Bata ou avental impermeável por cima da farda (não usar roupa que traz de casa);
– Máscara;
– Protetor ocular;
– Luvas resistentes aos desinfetantes (de usar e deitar fora);
– Utilizar uma farda limpa todos os dias e um calçado próprio só para as limpezas.
Uma vez cumprido o plano de desinfeção deverá ser efetuado regularmente um controlo para verificar a adequação do plano de desinfeção e da execução do mesmo, que poderá ser:
2. Quantitativo, através de controlo analítico (microbiológico/químico).
O registo da verificação efetuada poderá ser individual ou acrescentado ao registo de higienização, com as rubricas de quem verificou e como verificou.
O plano de desinfeção tradicional contempla uma série de folhas de registo associadas que devem ser preenchidas manualmente pelo operador e que levam a um desperdício de tempo e papel, para que se torne possível evidenciar o cumprimento do plano estabelecido.
Para a monitorização do plano de limpeza e desinfeção, o sistema ePack Hygiene, fornece parâmetros de informação de tudo aquilo que deverá ser efetuado para dar cumprimento ao plano de limpeza sendo esta uma informação definida previamente no sistema.
Além disto, o sistema ePack Hygiene vem equipado com um novo alerta de mensagens, que surgem periodicamente reforçando a ideia da necessidade de desinfeção, tanto das mãos, como dos utensílios ou locais.
https://www.safefood360.com/resources/Cleaning.pdf
https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2020/05/Limpeza.pdf
Veja também a que temperatura devo conservar os alimentos.