Publicado por: RPL
Data publicação: 13 de Dezembro, 2021
Categoria: Notícias
O consumo de preparados à base de peixe cru como o sushi, um prato tradicional japonês, tem vindo a tornar-se popular na gastronomia portuguesa. No entanto, estes novos hábitos de consumo alimentares também tem despertado preocupações em consumidores que questionam se será seguro ingerir este tipo de alimentos, principalmente pelo facto de não ser previamente cozinhado.
Estas refeições que incluem ingredientes a serem ingeridos crus representam um risco à saúde dos consumidores, sendo de extrema importância reforçarem o cumprimento dos requisitos de higiene e de segurança alimentar.
Entre as medidas que ajudam a prevenir estes riscos destaca-se principalmente a congelação. O pescado deve ser submetido a temperaturas negativas, destruindo assim os parasitas que seriam eliminados caso o alimento fosse submetido a temperaturas de cozedura!
Países como a Espanha já obrigam a que todos os restaurantes que sirvam peixe destinado a ser consumido cru, terão obrigatoriamente de o congelar a 20ºC negativos por um período nunca inferior a 24 horas. Isto fará com que muitos parasitas, nomeadamente o pequeno parasita Anisakis comum em mamíferos marinhos, seja destruído.
Em Portugal, após uma operação de fiscalização recente, por parte da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), com o objetivo de verificar o cumprimento das regras, foram encerrados alguns estabelecimentos de restauração com foco na confeção de Sushi.
A operação denominada “SASHIMI” instaurou 25 processos de contraordenação com principais infrações na falta de processos nos princípios do HACCP.
Através do Sistema ePack Hygiene é possível parametrizar as temperaturas de controlo dos alimentos, considerando o local de armazenamento, o equipamento utilizado e a operação a controlar. Todos os registos diários e evidências ficarão armazenados no sistema de arquivo para consulta posterior.
Obtenha a sua Demonstração totalmente gratuita!
8 de Novembro, 2024
30 de Novembro, 2022