COVID-19: Uso de luvas descartáveis

As luvas podem ser usadas pelos colaboradoes, mas devem ser trocadas com frequência e as mãos devem ser lavadas entre a troca de luvas e quando as luvas são removidas.

As luvas devem ser trocadas após a realização de atividades não relacionadas com alimentos, como abrir / fechar portas manualmente e esvaziar caixas.

Os colaboradores devem estar conscientes de que o uso de luvas pode permitir que os microrganismos se acumulem na superfície das mãos. Portanto, a lavagem das mãos é extremamente importante quando as luvas são removidas para evitar a contaminação subsequente dos alimentos.

A lavagem das mãos é uma barreira protetora maior à infeção do que o uso de luvas descartáveis.

Os colaboradores devem evitar tocar na boca e nos olhos ao usar luvas.

Luvas descartáveis ​​não devem ser usadas no ambiente de trabalho como substituto da lavagem das mãos. O vírus da COVID-19 pode contaminar as luvas descartáveis ​​da mesma forma que chega às mãos dos colaboradores.

A remoção de luvas descartáveis ​​pode levar à contaminação das mãos. O uso de luvas descartáveis ​​pode dar uma falsa sensação de segurança e fazer com que os colaboradores não lavem as mãos com a frequência necessária.

 

As empresas do setor alimentar devem garantir que as instalações sanitárias sejam adequadas e garantir que os manipuladores de alimentos lavem as mãos com cuidado e frequência.

Sabão normal e água quente corrente são adequados para lavar as mãos. Os desinfetantes para as mãos podem ser usados ​​como uma medida adicional, mas não devem substituir a lavagem das mãos.

Segundo a OMS e FAO, é altamente improvável que as pessoas possam contrair COVID-19 a partir dos alimentos ou embalagens de alimentos. No entanto, é importante falarmos de Segurança Alimentar.

Leia também o nosso artigo Covid-19 e a Segurança Alimentar.

Open chat
1
Olá! Precisa de ajuda