Tecnoalimentar: Rastreabilidade – Solução HACCP digital
O Plano de Segurança Alimentar nas conservas, recorrendo ao HACCP digital do Epack Hygiene foi tema de destaque na primeira edição do ano da Tecnoalimentar.
Os registos HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point) representam muitas vezes um grande problema para os gestores operacionais. O Epack Hygiene tem vindo a revolucionar a operacionalidade, permitindo que o controlo seja feito de forma fácil e totalmente digital, sem recorrer a papel.
Um PSA bem estruturado permite às organizações não só responderem aos imperativos legais, como paralelamente evitarem o desperdício e a desorientação. Em organizações que vão desde a indústria alimentar até à hotelaria e restauração, assim como catering, passando pela panificação, o Plano de Segurança Alimentar vai proporcionar um incremento muito substancial da qualidade do produto, com o consequente aumento dos proveitos operacionais.
A realização de uma conserva alimentar não é propriamente difícil. No entanto, exige cuidados e controlos que têm de ser salvaguardados.
A base de tudo, como em qualquer área do setor alimentar, é a limpeza e higienização, esterilização de embalagens, o evitar as contaminações cruzadas e, por fim, a aplicação de calor e/ou redução da atividade da água.
É fundamental que, na preparação das conservas, a manipulação criteriosa das matérias primas e a aplicação de conceitos rigorosos de higiene seja escrupulosamente respeitada. Estas práticas ajudam a eliminar a possibilidade de contaminações.
Introduzido em Portugal pela RPL, uma empresa de serviços com três áreas fundamentais de atuação – Segurança Alimentar e Gastronomia, Reengenharia e Sistemas de Gestão da Qualidade – o Epack é a primeira solução tátil HACCP para os profissionais do setor alimentar, sendo especialmente adaptável e moldável a cada situação, com módulos específicos para cada área de atividade.
Os gestores encontram uma solução para controlar a qualidade de toda a produção, acompanhando todos os processos quando e onde quer que estejam.
Todos os registos são automaticamente armazenados na nuvem, podendo ser acedidos a partir de qualquer computador ou smartphone.